Markentig de producao de Tomate
Introdução
A maior parte da população moçambicana vive na base da prática de
agricultura, a sua alimentação resulta da prática desta actividade agrícola.
A rega mais eficiente para esta cultura será por gravidade (em sulcos),
quando usada em solos com boa capacidade de retenção de água. Os cuidados a ter
em conta na rega, o solo não pode ficar alagado em nenhuma das fases de
desenvolvimento desta cultura, principalmente depois do transplante e na fase
de frutificação. A variedade em causa é HTX cujo
compaso a ser usado é de 35cm*120cm.
O tomate de nome científico lycorsiipicum esculentum L pertence a família
das solanáceas e originário da costa Oriental. Pois no distrito de Chókwè o
tomate e produzido em menor escala e a venda deste produto tem vindo a crescer
devido a produção que maior.
Em Moçambique o período de maior incidência de pragas e doenças no
tomateiro é principalmente de doenças e no período de verão (Outubro e Marco) e
o numero de tratamento fitossanitário deve ser maior que no inverno
(Abril-Setembro).
Justificação
Tendo em conta que na comercialização dos produtos
agrários nem todos os comerciantes obedecem as regras de marketing (embalagem
do produto, higiene, rotulagem). O presente trabalho tem em vista incentivar os
comerciantes a aderirem nas melhores técnicas de conservação dos produtos.
Objectivo
geral
Promover marketing e garantir qualidade dos produtos
agrários
Objectivos
específicos
Desenvolver actividades do comércio através do marketing;
Informar os clientes
sobre o produto em venda;
Fornecer o produto de
qualidade aos consumidores.
Garantir a rentabilidade do negócio.
Os factores que influenciam na oferta e procura do tomate
são: qualidade do tomate
no mercado, preços baixos, abundância do tomate, escassez do tomate ou bens
substitutos, demanda e redução dos custos de produção.
Descrição
Escassez do tomate: caso o tomate sofra uma redução em sua oferta no
mercado os produtores do mesmo que substitui o primeiro podem se sentir mais
interessados em produzir tomate para satisfazer a demanda que agora está
aberta.
Preços:
caso haja uma elevação de preços no mercado é natural que os produtores sintam
mais propensos, ou seja, mais interessado em produzir o tomate.
Redução dos custos de produção: em algum momento os preços da matéria-prima (tomate)
sofrem uma determinada redução, assim é possível produzir uma quantidade
superior com quase a mesma quantidade de capital, assim podem gerar stock,
exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.
Demanda/procura: caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por tomate, é
certo que os produtores elevarão o nível de produção de tomate para satisfazer
o mercado.
Aspectos que influenciam o nível da oferta: no
negócio que são os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da
redução das taxas de juros.
Características da
estrutura do meu mercado:
Ø
Não há
interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate e
factores de produção;
Ø
Tanto
produtores tanto como consumidores tem conhecimento dos preços e quantidade do
tomate oferecido no mercado;
Ø
A
entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são
limitadas;
Ø
Aumento
de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;
Ø
Baixa
oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;
Ø
Venda
relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá
vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do
mercado.
Ø
O
grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que
nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o
preço do tomate.
1c) Para a formulação de preços/determinação do preço do
produto no mercado depende dos seguintes princípio:
Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços:
onde é determinada rateio
de custos indirecto, apesar de ser uma tarefa muito difícil de executar porque
qualquer critério de rateio escolhido sempre conterá algum grau subjectividade;
Volume de produção para cálculos de custos unitário: onde várias parcelas do custo são primeiramente
conhecidas pelo seu valor total e este deve ser dividido pelo volume de
produção ou operação para se chegar ao custo unitário;
Tributação: onde uns dos itens formadores do custo e portanto, do preço são os
impostos incidentes sobre o resultado da empresa como é caso do imposto de
renda e contribuição social das empresas pelo sistema de lucro real;
Tratamentos dos custos variáveis não padronizados: onde na maioria dos casos, os custos variáveis são bem padronizados;
Inclusão de todos os custos de oportunidade: onde os denominados custos «custos não caixa» precisam
ser incluídos e alem disso computados correctamente.
Distorção do objectivo da formação de preços: onde o processo de formação de preços não deve buscar,
transformar a empresa numa reparadora de custos. Deve ter antes de tudo o
objectivo de análise de preços que eventualmente poderá mostrar a empresa não
tem competitividade para oferecer aquele produto.
Os factores que
influenciam a procura são:
Ø Abundância do produto;
Ø Preços baixos;
Ø Qualidade do produto.
Ø Demanda.
b) Os factores que influenciam a oferta são:
Ø Concorrência;
Ø Escassez;
Ø Qualidade do produto.
Características da estrutura do meu mercado:
Ø
Não há
interferência por parte dos produtores na determinação dos preços de tomate e
factores de produção;
Ø
Tanto
produtores tanto como consumidores têm conhecimento dos preços e quantidade do
tomate oferecido no mercado;
Ø
A
entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades do tomate não são
limitadas;
Ø
Aumento
de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;
Ø
Baixa
oferta do tomate que é oferecido pelo monopolista;
Ø
Venda
relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá
vender o tomate por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do
mercado.
Ø
O
grande número de vendedores e compradores do tomate no mercado faz com que
nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o
preço do tomate.
Processo de
formação de preços de produto:
Ø
Distribuição
dos custos comuns entre produtos e serviços;
Ø
Volume
de produção para cálculo de custo unitário;
Ø
Tributação;
Ø
Tratamento
dos custos variados não padronizados;
Ø
Inclusão
de todos os custos de oportunidades;
Ø
Distorção
do objectivo da formulação do preço.
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