Elaborar um Plano de produção de Amendoim (Arachis hipogea) numa área de 12 ha para a comercialização no mercado da cidade da Maxixe

 1. Introdução  

O presente plano de negócio visa produzir e comercializar a Amendoim, no mercado local de Maxixe, em Inhambane. Numa área de 12ha.

A empresa BZANZE Lda, produtora agrícola destinada agrícola a produção de Amendoim numa área de 12ha, situada Na cidade de Maxixe, que tem como objectivo a comercialização no mercado local da Maxixe, o empresário e o técnico agrónomo, natural de Maxixe, nascido a 30.01.1996, portador do número de BI 0901000371153M e NUIT 130779433 com três anos de trabalho, e composta por seguinte equipa de gestão, Director geral, sector de produção, recursos humanos, administrativo e sector de marketing e vendas, a empresa conta com cerca de 12 trabalhadores,porém para o acontecimento deste plano teve como parceiro financeiro BCI com um empréstimo de 1425870 mts.O Amendoim é um dos produtos mais procurado no mercado acima citado por este motivo que levou-nos a produzir o produto. Assim, com o seguinte negocio a empresa espera obter lucros satisfatórios que com o mesmo poder reembolsar o Banco, e poder financiar por conta própria. A empresa também tem 5 edifícios para trabalhadores, a empresa localiza se em Inhambane, concretamente em Maxixe, província de Inhambane. A empresa conta com equipamentos tais como, um tractor, uma charrua de discos, uma grade, um atrelado, conta tambem com um armazem para produtos, motobomba, pa, enxadas, pulverizadores, fatos macaco. Contactos da empresa, Telefone 847816020, NUIT 130779433.

1.1  Objectivos

1.1.1        Geral:

v  Produzir Amendoim (Arachis hipogea), numa área de 12ha, para abastecer o mercado da cidade da Maxixe de modo a satisfazer a procura.

1.1.2 Especifico:

v  Criar mecanismos para conseguir abastecer o mercado local

v  Apresentar a ideia a uma instituição financeira

v  Implementar a ideia de negócio

v  Avaliar a rentabilidade do negócio.

2. Descrição da empresa

 A empresa conta com cerca de 18ha onde destes 18, 12 sao para a producao e 6 sao area de administracao da empresa. O Amendoim  é um dos produtos mais procurado no mercado acima citado por este motivo que  levou-nos a produzir o produto.

A empresa também tem 5 edifícios para trabalhadores, a empresa localiza se Inhambane, concretamente em Maxixe, província de Inhambane. a empresa conta com equipamentos tais como, um tractor, uma charrua de  discos, uma grade, um atrelado, conta tambem com um armazem para produtos, motobomba, pa, enxadas, pulverizadores, fatos macaco.

Contactos da empresa, Telfone 847816020, NUIT 130779433.

2.1 Descrição do Empresário 

A empresa BZABZE Lda, tem como empresário o Senhor Stelio Agnaldo Bzanze,   natural de Maxixe, nascido a 30.01.1996, portador do BI 0901000371153M, e NUIT 130779433., com 3 anos de experiencia, técnico na área de agricultura, e o mesmo reside no Chamabone 1, na cidade de Maxi


 3. Tipo de produto ou serviço

O tipo de Amendoim que tem produzido  a empresa aposta na produção desta cultura porque o amendoim é rica em óleo, proteina e  em vitaminas,sendo uma importante fonte de energia e aminoacidos para a alimentacao humana. O Amendoim pode ser aproveitado para fazer molina, para oleos da cozinha, tambem e fonte de aminoacidos.

3.1.Revisão Bibliográfica

3.1.1.Origem

O amendoim (Archais hypogaea) é uma planta originária da América do sul, na região compreendida entre as latitudes de 10a   e  30a sul, com provável centro na origem Gran Chaco, incluindo os vales do rio Paraná e Paraguai. A difusão do amendoim iniciou-se pelos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América do Centro e México. A difusão do amendoim iniciou-se pelos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para a s Filipinas, China, Japão e Índia.

3.1.2.Classificação taxonómica

Reino: Plantae,

Divisao: Magnoliophyta,

Classe: Magnoliopsida,

Ordem; Fabales,

Família: fabaceae,

Subfamília: Faboideae,

Genero: Arachis,

Espécie: A.hypogaea,

Nome científico: Archais hypogaea (Segundo Ferreira, A. B. H. Novo Dicionário d (1986).

3.1.3. Principais pragas e doencas

3.1.3.1.Doenças

Segundo, P. Segeren at. All, 1994 as doenças que atacam o amendoim são:

v  Mancha castanha: (Cercospora arachidido)

v  Pinta preta: (Cercosporidium personata).

3.1.3.2.Pragas

Ø  Lagarta rosca: (Apriaerema madicilla)

Ø  Afídeos: (Aplis craccivora)

Ø  Hilda: (Hilda patrueles)

Ø  Térmites: (Isoptera).

Ø  Tripes – (Enneothrips flavens)

3.1.4.Clima

O amendoim é uma cultura com o ciclo de vida relativamente curto, adaptando-se bem a varias condições climáticas, basicamente em zonas com uma estacão húmida curta. Ele é típico das zonas tropicais e subtropicais, de temperaturas altas. (Tuia, 2006)

3.1.5.Solo

Os solos ideais para a cultura do amendoim são arenosos e limosos, com textura leve, permeável, soltos e friáveis, teores de argila inferiores a 15%, o que permite facilidade da penetração das raízes e dos ginóforos.

3.1.6.Temperatura

A temperatura óptima para a germinação das sementes do amendoim é de 30 aC. Temperaturas baixas no momento da sementeira atrasam a germinação e aumentam o risco de as plantas contraírem doenças. (Tuia, 2006)

3.1.7.Humidade

A deficiência de água no solo reduz a produção vegetativa porque inibe a expansão foliar e o alongamento do caule. A morfologia da folha e do caule são alterados pelo stress hídrico; alto potencial de água causa um aumento no índice da área foliar e um crescimento vegetativo excessivo. (Tuia, 2006)

3.2.Processo de  produção

3.2.1.Preparação do solo

3.2.1.1.Lavoura -- É uma operação agrícola que consiste no reviramento da leiva. Com o objectivo de melhorar a estrutura do solo; melhorar o bom desenvolvimento das plantas, assegurar maior produtividade.

3.2.1.2.Gradagem -- É uma actividade agrícola que consiste em destruir torrões. Com a finalidade de afofar o solo, permitir garantir maior tolerância de pragas e doenças e permitir maior aproveitamento de água no solo e nutrientes.

3.2.1.3.Parcelamento -- Esta actividade consiste em dividir o campo após a sulcagem.

3.2.2.Sementeira -- É uma operação agrícola que consiste no lançamento da semente no campo definitivo. A semente a ser gasta durante o plantio será de 125 a 150 kg por hectare, com compasso de 45cm X 20 cm e a densidades altas são necessárias para obter rendimentos altos, a profundidade da sementeira não deve ultrapassar 5 cm. A semente a usar será variedade BRS Havana tem ciclo de 90 dias, produz 1.9 t/ha e tem rendimento de sementes na faixa de 72%. Suas vagens contêm 3 a 4 sementes, de formato arredondado e coloração bege.

3.2.3.Rega -- É uma actividade que consiste em meter água no terreno com objectivo de fornecer água as plantas. Esta será feita 6 vezes durante todo ciclo de produção, sendo primeira rega depois da sementeira, segunda rega após a germinação da cultura.

3.2.4.Sacha – É uma prática que consiste em eliminaras ervas daninhas, que pode reduzir a produção entre 40 e 85%. A cultura deve ser mantida livre de plantas invasoras nos primeiros 45 dias após o plantio.

3.2.5.Amontoa -- É uma prática que consiste no chegamento de terra ao pé das plantas, é procedido na primeira sacha ou capina. É uma prática imprescindível porque além de proteger a base da planta, também facilita a penetração do ginóforo (“esporões”) no solo. Mediante o uso de enxada.

3.2.6.Adubação -- esta operação consiste na aplicação do adubo. Normalmente recomenda-se aplicação de fósforo e de potássio, em função dos teores revelados pela análise do solo. A adubação nitrogenada não é recomendada, pois o amendoim vale-se da fixação simbiótica de nitrogénio.

3.2.7.Pulverização – fazer tratamento preventivo contra pragas e doenças a primeira aplicação se faz aos quinze ou vinte dias de idade da cultura, misturando-se o fungicida com o insecticida e pulverizando a folhagem e o colo das plantas. Contra a murcha.

3.2.8.Colheita -- operação de colheita inicia-se com a determinação do ponto de colheita, que pode ser feita com base na cor interna da casca, cor da película característica da semente e ciclo da variedade.

3.2.9.Armazenamento – esta operação consiste em abrigar o amendoim após a colheita, num ponto fresco de modo a compensar longa vida de prateleira e qualidade do grão. O ponto-chave para prevenir contaminação por aflatóxina durante o armazenamento é evitar a re-hidratação dos grãos. O local deve ser ventilado, seco, com boa cobertura, de preferência com paredes duplas, e piso de concreto.


4. Equipe de gestão da empresa (organograma). 4.1. Discrição dos sectores

4.1.1. Gestor da empresa tem como função:

 Este sector zela por  Resolver os problemas obtidos dentro da empresa planificar e fixar os objectivos comunicar, dirigir e motivar os seus subordinados, tomar as decisões; analisar e conhecer os problemas que existem na empresa em geral.

4.1.2 Sector Administrativo tem como função:

Este serve para Ornamentar a empresa e gerir os clientes e também é responsável pela administração financeira.

4.1.3 Sector de recursos humanos tem como função: Sector muito importante este que zela pelo Controlo de pessoal, recrutamento de mão-de-obra para o funcionamento da empresa.

4.1.4 Sector de produção tem como função: Quando se trata de Cuidar da cultura desde a sementeira até a comercialização, controlar os trabalhadores no campo.

4.1.5 Sector de marketing tem como função: As propagandas e  Fazer publicidades, organizar os recursos humanos para venda é com este sector.

4.1.6 Sector de venda tem como função: Cabe a este sector Levar o produto da empresa até o local de comercialização e tem que criar um intercâmbio entre o cliente.

 

5. Plano de Comercialização.

Para o reconhecimento do produto ou venda irá se anunciar através de meios de comunicação (rádio e jornais). Serão feitas embalagens para atrair o cliente, Promoção do produto.

5.1. A grosso

O Amendoim, será vendido a grosso no mercado de Maxixe em sacos que parte de 25kg, a 50kg para os clientes grossistas de Inhambane

5.2. A retalho

Sendo meu produto, um dos caros, as quantidades para a sua venda iniciaram nos 5kg,  ou ate em pequenos molhos no mercado no preco de 2mt, e assim sendo para os retalhistas.


6. Mercado

6.1. Mercado

Estudo do Mercado

v  Identificar e saber a sua concorrencia

v  Estimar o preço único de venda do produto.

O meu produto sera muito mais necessario em muitos lugares em particular, nos centros internatos, nas penetecearias, organizacoes.

6.1.1. Produto

 O produto a ser vendido ao cliente no mercado é Amendoim (Arachis hipogea)

6.1.2. Preço De acordo com procura e oferta que o seu preço de venda será de 55mt.

6.1.3.Promoçao Far-se-á uma promoção do produto de acordo com a procura onde podemos baixar o amendoim se haver muitos concorrentes do mesmo.

6.1.4. Praça O produto estará no mercado ou mercado situado na Província Inhambane céu, localizado na cidade.

6.2.Concorrentes Se houver muitos concorrentes do produto irei procurar saber quando e que o outro esta a vender o mesmo produto e depois de consultar poderei reduzir 5% dependendo do valor que ele esta a fazer.

6.2.1. Qualidade Irei avaliar a capacidade do produto da pessoa que considero concorrente em termos de qualidade, se o produto dele é melhor  do que o meu e em caso de  ambos serem melhores.

6.2.2.Quantidade Tenho que fazer algumas verificacações no campo antes de sair  o produto se o produto, se  é de uma quantidade aceitável.


7. Oportunidades e risco (Analise FOFA)

7.1  Fortaleza

Ø  Condições edáficas favoráveis para a produção

Ø  Vias de acesso para o escoamento de produção

Ø  Capacidade técnica para a produção.

7.2. Oportunidades

Ø  Maior demanda da mandioca no mercado;

Ø  Vender sob contractos;

Ø  Existência de sistema de regadio perto do campo de cultivo;

7.3. Fraquezas

Ø  Custos elevados para transporte dos produtos

Ø  Altos custos de aquisição dos insumos;

Ø  Falta de maior aquisição do produto

 

7.4  Ameaças

Ø  Oscilação dos preços no mercado;

Ø  Surgimento de Calamidades naturais;

Ø  Existência de outros produtores com mesmos produtos.

Ø  Coisidencia dos precos no mercado

Ø  Demanda dos clientes e pouco produto

 

8. Planeamento financeiro e financiamento

Parceiros para o sucesso do Plano

Banco –ABSA

Valor a pedir = 1425870

Juros (20%) =  1425870  *0,2

Juros = 285174 Mts

Valor a reembolsar =  1425870*0.2/2

Valor a reembolsar = 142587 Mts

Período de pagamento = 3 anos

 

 

9. Tabela1 Cronograma de actividades

Actividades

 

Meses. 2019=2020

Outubro

 

Novembr

 

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

 

Estudo e pesquisa da zona

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contratação da mão-de-obra

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aquisição de fundos

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Construções e instalacoes

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lavoura

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gradagem

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sulcagem

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marrachamento

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sementeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rega

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

X

 

 

 

 

X

 

Adubação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

Pulverizacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

X

 

 

 

 

X

 

Colheita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

Comercialização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 


9.1. Tabela2 Custos fixos

Designacao

Quantidade

Duração

Custo unitário 

Amortização diária 

Amortização diária 

Amortização anual

Tractor

1

3650

1000000

273,9726

273,9726

99999,99

Charrua

1

1925

90000

46.75

46.75

17063.75

Grade

1

1925

80000

41.55

41.55

15165.75

Sulcador 

1

1925

15000

7.79

7.79

2843.35

Enxada

10

730

200

0.27

2.7

985.5

Luva

10

365

200

0,54

5.4

197.1

Tambor

1

730

500

0.60

0.60

219

Atrelado

1

730

90000

123.2

123.2

44968

Mascara

10

365

200

0.54

5.4

197.1

Bota

10

730

800

1.09

109

3878.5

Regante

3

--------

3000

 

--------

 

5

730

350

0.47

2.35

857.75

Armazem

1

730

25000

34.25

34.25

12501.25

Pulverizador

6

1095

2000

1.83

10.98

4007.7

Fato-macaco

5

730

550

0.75

3.75

1368.75

Água

 

............

3000

.................

.................

12000

Director geral

1

.............

10000

...................

..................

40000

Sector de produção

1

.............

8000

...................

......................

32000

Recursos humanos

1

..............

8000

...................

...................

32000

Sector de marketing

1

...............

8000

...................

....................

32000

Sector administrativo

1

..............

8000

.................

..................

32000

Sector de vendas

1

...............

6000

.....................

..................

24000

Total

 

 

 

 

 

420253.49

 

9.2. Tabela de custos variaveis

Designacao

Quantidade

Unidade

Area (ha)

Preco unitario (mt)

Preco total (mt)

Combustivel

Lavoura

20

L

12

75,8

18192

Gradagem

10

L

12

75,8

9096

Sulcagem

20

L

12

75,8

18192

Parcelamento

10

L

12

75,8

9096

Sementes

150

Kg

12

50

90000

NPK

200

Kg

12

55

99000

Ureia

100

Kg

12

50

60000

Mancozeb

7

Kg

12

800

67200

Cypermetrina

6

L

12

800

57600

Sazonais

12

..........

12

120

17280

Subtotal

 

 

 

 

445656

Imprevistos (0,1)

 

44565,6

Total

 

490221mt


9.2.Tabela3 Lucros

Nesta cultura espera um rendimento de 4t/ha. Equivalente a 4000kg

Anos

1

2

3 e 1

2

3

4

5

CF

420253.49

............

..............

.......

.......

..........

.............

CV

490221

490221

490221

490221

490221

490221

490221

CT

45523.7245

535744.7245

1025965.7245

 

 

 

 

RB

 

 

2400000

 

 

 

 

RL

 

 

 

 

 

 

 

Preco

 

 

50

 

 

 

 

Rendimento

 

 

48000kg

 

 

 

 

 

Dados

RB= PV*QP

RB=50*48000Kg

RB= 2400000Mt


10.Recomendações

De natureza que fazer um plano nao é tão facil como muitos imaginam, além de fazer pesquisas a cerca do que produzir e onde pedir o valor a aplicar em todas as dispezas do plano. Em fim, depois de ter reunido todas as condições para um plano viável, vale a pena fazer um plano. O que se quer e estar firme no que quer fazer e fazer ficar viável o seu plano de negócio.


11.Conclusão

No plano atraz visto, conclui que para a elaboração de um plano de negócio, vários factores entram, desde as pesquisas do mercado assim como os cálculos para conseguir obter o seu lucro e quanto tempo irá passar para conseguir ter

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