Elaborar um Plano de produção de Amendoim (Arachis hipogea) numa área de 12 ha para a comercialização no mercado da cidade da Maxixe
1. Introdução
O presente plano de negócio visa produzir e
comercializar a Amendoim, no mercado local de Maxixe, em Inhambane. Numa área
de 12ha.
A empresa BZANZE Lda, produtora agrícola
destinada agrícola a produção de Amendoim numa área de 12ha, situada Na cidade
de Maxixe, que tem como objectivo a comercialização no mercado local da Maxixe,
o empresário e o técnico agrónomo, natural de Maxixe, nascido a 30.01.1996,
portador do número de BI 0901000371153M e NUIT 130779433 com três anos de
trabalho, e composta por seguinte equipa de gestão, Director geral, sector de
produção, recursos humanos, administrativo e sector de marketing e vendas, a
empresa conta com cerca de 12 trabalhadores,porém para o acontecimento deste
plano teve como parceiro financeiro BCI com um empréstimo de 1425870 mts.O Amendoim é um dos produtos mais procurado no
mercado acima citado por este motivo que levou-nos a produzir o produto. Assim,
com o seguinte negocio a empresa espera obter lucros satisfatórios que com o
mesmo poder reembolsar o Banco, e poder financiar por conta própria. A empresa também
tem 5 edifícios para trabalhadores, a empresa localiza se em Inhambane,
concretamente em Maxixe, província de Inhambane. A empresa conta com
equipamentos tais como, um tractor, uma charrua de discos, uma grade, um
atrelado, conta tambem com um armazem para produtos, motobomba, pa, enxadas,
pulverizadores, fatos macaco. Contactos da empresa, Telefone 847816020, NUIT
130779433.
1.1
Objectivos
1.1.1
Geral:
v Produzir
Amendoim (Arachis hipogea), numa área
de 12ha, para abastecer o mercado da cidade da Maxixe de modo a satisfazer a
procura.
1.1.2
Especifico:
v Criar
mecanismos para conseguir abastecer o mercado local
v Apresentar
a ideia a uma instituição financeira
v Implementar
a ideia de negócio
v Avaliar
a rentabilidade do negócio.
2. Descrição da empresa
A empresa conta com cerca de 18ha onde destes
18, 12 sao para a producao e 6 sao area de administracao da empresa. O
Amendoim é um dos produtos mais
procurado no mercado acima citado por este motivo que levou-nos a produzir o produto.
A
empresa também tem 5 edifícios para trabalhadores, a empresa localiza se
Inhambane, concretamente em Maxixe, província de Inhambane. a empresa conta com
equipamentos tais como, um tractor, uma charrua de discos, uma grade, um atrelado, conta tambem
com um armazem para produtos, motobomba, pa, enxadas, pulverizadores, fatos
macaco.
Contactos
da empresa, Telfone 847816020, NUIT 130779433.
2.1 Descrição do Empresário
A empresa BZABZE Lda, tem como empresário o Senhor Stelio Agnaldo Bzanze, natural de Maxixe, nascido a 30.01.1996, portador do BI 0901000371153M, e NUIT 130779433., com 3 anos de experiencia, técnico na área de agricultura, e o mesmo reside no Chamabone 1, na cidade de Maxi
3. Tipo de produto ou serviço
O tipo de Amendoim que tem produzido a empresa aposta na produção desta cultura
porque o amendoim é rica em óleo, proteina e
em vitaminas,sendo uma importante fonte de energia e aminoacidos para a
alimentacao humana. O Amendoim pode ser aproveitado para fazer molina, para
oleos da cozinha, tambem e fonte de aminoacidos.
3.1.Revisão
Bibliográfica
3.1.1.Origem
O
amendoim (Archais hypogaea) é uma
planta originária da América do sul, na região compreendida entre as latitudes
de 10a e 30a sul, com provável centro na
origem Gran Chaco, incluindo os vales do rio Paraná e Paraguai. A difusão do
amendoim iniciou-se pelos indígenas para as diversas regiões da América Latina,
América do Centro e México. A difusão do amendoim iniciou-se pelos indígenas
para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século
XVIII foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a
África e do Peru para a s Filipinas, China, Japão e Índia.
3.1.2.Classificação
taxonómica
Reino: Plantae,
Divisao: Magnoliophyta,
Classe: Magnoliopsida,
Ordem; Fabales,
Família: fabaceae,
Subfamília: Faboideae,
Genero: Arachis,
Espécie: A.hypogaea,
Nome científico:
Archais hypogaea (Segundo Ferreira,
A. B. H. Novo Dicionário d (1986).
3.1.3. Principais pragas e doencas
3.1.3.1.Doenças
Segundo,
P. Segeren at. All, 1994 as doenças que atacam o amendoim são:
v Mancha
castanha: (Cercospora arachidido)
v Pinta
preta: (Cercosporidium personata).
3.1.3.2.Pragas
Ø Lagarta
rosca: (Apriaerema madicilla)
Ø Afídeos:
(Aplis craccivora)
Ø Hilda:
(Hilda patrueles)
Ø Térmites:
(Isoptera).
Ø Tripes – (Enneothrips
flavens)
3.1.4.Clima
O amendoim é uma cultura com o ciclo de vida
relativamente curto, adaptando-se bem a varias condições climáticas,
basicamente em zonas com uma estacão húmida curta. Ele é típico das zonas
tropicais e subtropicais, de temperaturas altas. (Tuia, 2006)
3.1.5.Solo
Os solos ideais para a cultura do amendoim são
arenosos e limosos, com textura leve, permeável, soltos e friáveis, teores de
argila inferiores a 15%, o que permite facilidade da penetração das raízes e
dos ginóforos.
3.1.6.Temperatura
A
temperatura óptima para a germinação das sementes do amendoim é de 30 aC. Temperaturas
baixas no momento da sementeira atrasam a germinação e aumentam o risco de as
plantas contraírem doenças. (Tuia, 2006)
3.1.7.Humidade
A deficiência de água no solo reduz a produção
vegetativa porque inibe a expansão foliar e o alongamento do caule. A
morfologia da folha e do caule são alterados pelo stress hídrico; alto potencial de água causa um aumento no índice
da área foliar e um crescimento vegetativo excessivo. (Tuia, 2006)
3.2.Processo de produção
3.2.1.Preparação
do solo
3.2.1.1.Lavoura -- É uma operação agrícola que consiste no
reviramento da leiva. Com o objectivo de melhorar a estrutura do solo; melhorar
o bom desenvolvimento das plantas, assegurar maior produtividade.
3.2.1.2.Gradagem -- É uma actividade agrícola que consiste em
destruir torrões. Com a finalidade de afofar o solo, permitir garantir maior
tolerância de pragas e doenças e permitir maior aproveitamento de água no solo
e nutrientes.
3.2.1.3.Parcelamento -- Esta actividade consiste em dividir o campo
após a sulcagem.
3.2.2.Sementeira
-- É uma
operação agrícola que consiste no lançamento da semente no campo definitivo. A
semente a ser gasta durante o plantio será de 125 a 150 kg por hectare, com
compasso de 45cm X 20 cm e a densidades altas são necessárias para obter
rendimentos altos, a profundidade da sementeira não deve ultrapassar 5 cm. A
semente a usar será variedade BRS Havana tem ciclo de 90 dias, produz 1.9 t/ha
e tem rendimento de sementes na faixa de 72%. Suas vagens contêm 3 a 4
sementes, de formato arredondado e coloração bege.
3.2.3.Rega
-- É uma actividade que consiste em meter
água no terreno com objectivo de fornecer água as plantas. Esta será feita 6
vezes durante todo ciclo de produção, sendo primeira rega depois da sementeira,
segunda rega após a germinação da cultura.
3.2.4.Sacha
– É uma
prática que consiste em eliminaras ervas daninhas, que pode reduzir a produção
entre 40 e 85%. A cultura deve ser mantida livre de plantas invasoras nos
primeiros 45 dias após o plantio.
3.2.5.Amontoa
-- É uma
prática que consiste no chegamento de terra ao pé das plantas, é procedido na
primeira sacha ou capina. É uma prática imprescindível porque além de proteger
a base da planta, também facilita a penetração do ginóforo (“esporões”) no
solo. Mediante o uso de enxada.
3.2.6.Adubação
-- esta operação consiste na aplicação do
adubo. Normalmente recomenda-se aplicação de fósforo e de potássio, em função
dos teores revelados pela análise do solo. A adubação nitrogenada não é
recomendada, pois o amendoim vale-se da fixação simbiótica de nitrogénio.
3.2.7.Pulverização
– fazer tratamento preventivo contra pragas e doenças a
primeira aplicação se faz aos quinze ou vinte dias de idade da cultura,
misturando-se o fungicida com o insecticida e pulverizando a folhagem e o colo
das plantas. Contra a murcha.
3.2.8.Colheita
-- operação de colheita inicia-se com a determinação do
ponto de colheita, que pode ser feita com base na cor interna da casca, cor da
película característica da semente e ciclo da variedade.
3.2.9.Armazenamento – esta
operação consiste em abrigar o amendoim após a colheita, num ponto fresco de
modo a compensar longa vida de prateleira e qualidade do grão. O ponto-chave
para prevenir contaminação por aflatóxina durante o armazenamento é evitar a re-hidratação
dos grãos. O local deve ser ventilado, seco, com boa cobertura, de preferência
com paredes duplas, e piso de concreto.
4.
Equipe de gestão da empresa (organograma).
4.1.1.
Gestor da empresa tem como função:
Este
sector zela por Resolver os problemas
obtidos dentro da empresa planificar e fixar os objectivos comunicar, dirigir e
motivar os seus subordinados, tomar as decisões; analisar e conhecer os
problemas que existem na empresa em geral.
4.1.2
Sector Administrativo tem como função:
Este serve para Ornamentar a empresa e gerir os
clientes e também é responsável pela administração financeira.
4.1.3
Sector de recursos humanos tem como função: Sector muito importante este que zela pelo Controlo
de pessoal, recrutamento de mão-de-obra para o funcionamento da empresa.
4.1.4
Sector de produção tem como função: Quando se trata de Cuidar da cultura desde a sementeira até a
comercialização, controlar os trabalhadores no campo.
4.1.5
Sector de marketing tem como função: As propagandas e Fazer
publicidades, organizar os recursos humanos para venda é com este sector.
4.1.6
Sector de venda tem como função:
Cabe a este sector Levar o produto da empresa até o local de comercialização e
tem que criar um intercâmbio entre o cliente.
5.
Plano de Comercialização.
Para o reconhecimento
do produto ou venda irá se
anunciar através de meios de comunicação (rádio e jornais). Serão feitas
embalagens para atrair o cliente, Promoção do produto.
5.1. A grosso
O Amendoim, será vendido a grosso no mercado de
Maxixe em sacos que parte de 25kg, a 50kg para os clientes grossistas de
Inhambane
5.2. A retalho
Sendo meu produto, um dos caros, as quantidades
para a sua venda iniciaram nos 5kg, ou
ate em pequenos molhos no mercado no preco de 2mt, e assim sendo para os
retalhistas.
6. Mercado
6.1. Mercado
Estudo do Mercado
v Identificar e saber a sua concorrencia
v Estimar o preço único de venda do produto.
O meu produto sera
muito mais necessario em muitos lugares em particular, nos centros internatos,
nas penetecearias, organizacoes.
6.1.1.
Produto
O produto a ser
vendido ao cliente no mercado é Amendoim (Arachis hipogea)
6.1.2.
Preço De acordo com procura e
oferta que o seu preço de venda será de 55mt.
6.1.3.Promoçao Far-se-á
uma promoção do produto de acordo com a procura onde podemos baixar o amendoim
se haver muitos concorrentes do mesmo.
6.1.4.
Praça O produto estará no
mercado ou mercado situado na Província Inhambane céu, localizado na cidade.
6.2.Concorrentes
Se houver muitos concorrentes do produto
irei procurar saber quando e que o outro esta a vender o mesmo produto e depois
de consultar poderei reduzir 5% dependendo do valor que ele esta a fazer.
6.2.1.
Qualidade Irei avaliar a
capacidade do produto da pessoa que considero concorrente em termos de
qualidade, se o produto dele é melhor do
que o meu e em caso de ambos serem
melhores.
6.2.2.Quantidade
Tenho que fazer algumas verificacações no campo antes de sair o produto se o produto, se é de uma quantidade aceitável.
7. Oportunidades e risco (Analise FOFA)
7.1
Fortaleza
Ø Condições
edáficas favoráveis para a produção
Ø Vias
de acesso para o escoamento de produção
Ø Capacidade
técnica para a produção.
Ø Maior demanda da mandioca no mercado;
Ø Vender
sob contractos;
Ø Existência
de sistema de regadio perto do campo de cultivo;
7.3. Fraquezas
Ø Custos
elevados para transporte dos produtos
Ø Altos
custos de aquisição dos insumos;
Ø Falta
de maior aquisição do produto
Ø Oscilação
dos preços no mercado;
Ø Surgimento
de Calamidades naturais;
Ø Existência
de outros produtores com mesmos produtos.
Ø Coisidencia
dos precos no mercado
Ø Demanda
dos clientes e pouco produto
8. Planeamento financeiro e financiamento
Parceiros para o sucesso do Plano
Banco –ABSA
Valor a pedir = 1425870
Juros (20%) = 1425870
*0,2
Juros = 285174 Mts
Valor a reembolsar = 1425870*0.2/2
Valor a reembolsar = 142587 Mts
Período de pagamento = 3 anos
9. Tabela1 Cronograma de actividades
Actividades
|
Meses.
2019=2020 |
||||||||||||||||||||
Outubro
|
Novembr
|
Dezembro |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
||||||||||||||||
Estudo e pesquisa da zona |
X |
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|
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|
|
|
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|
|
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|
|
Contratação da mão-de-obra |
|
|
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X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
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|
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|
|
|
Aquisição de fundos |
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X |
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Construções e instalacoes |
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X |
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Lavoura |
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X |
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Gradagem |
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X |
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|
Sulcagem |
|
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X |
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Marrachamento |
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X |
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Sementeira |
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X |
|
|
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|
Rega |
|
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X |
|
|
|
X |
|
|
|
|
X |
|
|
Adubação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
Pulverizacao |
|
|
|
|
|
|
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|
|
X |
|
|
|
X |
|
|
|
|
X |
|
|
Colheita |
|
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X |
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|
Comercialização |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
9.1. Tabela2 Custos fixos
Designacao |
Quantidade |
Duração |
Custo
unitário |
Amortização
diária |
Amortização
diária |
Amortização
anual |
Tractor |
1 |
3650 |
1000000 |
273,9726 |
273,9726 |
99999,99 |
Charrua |
1 |
1925 |
90000 |
46.75 |
46.75 |
17063.75 |
Grade |
1 |
1925 |
80000 |
41.55 |
41.55 |
15165.75 |
Sulcador |
1 |
1925 |
15000 |
7.79 |
7.79 |
2843.35 |
Enxada |
10 |
730 |
200 |
0.27 |
2.7 |
985.5 |
Luva |
10 |
365 |
200 |
0,54 |
5.4 |
197.1 |
Tambor |
1 |
730 |
500 |
0.60 |
0.60 |
219 |
Atrelado |
1 |
730 |
90000 |
123.2 |
123.2 |
44968 |
Mascara |
10 |
365 |
200 |
0.54 |
5.4 |
197.1 |
Bota |
10 |
730 |
800 |
1.09 |
109 |
3878.5 |
Regante |
3 |
-------- |
3000 |
|
-------- |
|
Pá |
5 |
730 |
350 |
0.47 |
2.35 |
857.75 |
Armazem |
1 |
730 |
25000 |
34.25 |
34.25 |
12501.25 |
Pulverizador |
6 |
1095 |
2000 |
1.83 |
10.98 |
4007.7 |
Fato-macaco |
5 |
730 |
550 |
0.75 |
3.75 |
1368.75 |
Água |
|
............ |
3000 |
................. |
................. |
12000 |
Director geral |
1 |
............. |
10000 |
................... |
.................. |
40000 |
Sector de produção |
1 |
............. |
8000 |
................... |
...................... |
32000 |
Recursos humanos |
1 |
.............. |
8000 |
................... |
................... |
32000 |
Sector de marketing |
1 |
............... |
8000 |
................... |
.................... |
32000 |
Sector administrativo |
1 |
.............. |
8000 |
................. |
.................. |
32000 |
Sector de vendas |
1 |
............... |
6000 |
..................... |
.................. |
24000 |
Total |
|
|
|
|
|
420253.49 |
9.2. Tabela de custos variaveis
Designacao |
Quantidade |
Unidade |
Area (ha) |
Preco unitario
(mt) |
Preco total (mt) |
|
Combustivel |
Lavoura |
20 |
L |
12 |
75,8 |
18192 |
Gradagem |
10 |
L |
12 |
75,8 |
9096 |
|
Sulcagem |
20 |
L |
12 |
75,8 |
18192 |
|
Parcelamento |
10 |
L |
12 |
75,8 |
9096 |
|
Sementes |
150 |
Kg |
12 |
50 |
90000 |
|
NPK |
200 |
Kg |
12 |
55 |
99000 |
|
Ureia |
100 |
Kg |
12 |
50 |
60000 |
|
Mancozeb |
7 |
Kg |
12 |
800 |
67200 |
|
Cypermetrina |
6 |
L |
12 |
800 |
57600 |
|
Sazonais |
12 |
.......... |
12 |
120 |
17280 |
|
Subtotal |
|
|
|
|
445656 |
|
Imprevistos (0,1) |
|
44565,6 |
||||
Total |
|
490221mt |
9.2.Tabela3 Lucros
Nesta cultura
espera um rendimento de 4t/ha. Equivalente a 4000kg
Anos |
1 |
2 |
3 e 1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
CF |
420253.49 |
............ |
.............. |
....... |
....... |
.......... |
............. |
CV |
490221 |
490221 |
490221 |
490221 |
490221 |
490221 |
490221 |
CT |
45523.7245 |
535744.7245 |
1025965.7245 |
|
|
|
|
RB |
|
|
2400000 |
|
|
|
|
RL |
|
|
|
|
|
|
|
Preco |
|
|
50 |
|
|
|
|
Rendimento |
|
|
48000kg |
|
|
|
|
Dados
RB= PV*QP
RB=50*48000Kg
RB= 2400000Mt
10.Recomendações
De natureza que
fazer um plano nao é tão facil como muitos imaginam, além de fazer pesquisas a
cerca do que produzir e onde pedir o valor a aplicar em todas as dispezas do
plano. Em fim, depois de ter reunido todas as condições para um plano viável,
vale a pena fazer um plano. O que se quer e estar firme no que quer fazer e
fazer ficar viável o seu plano de negócio.
11.Conclusão
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