Metodos de proteccao contra contaminacao na cultura de Tomate.
Resumo
O
presente trabalho vai falar as práticas de protecção de produtos agrários
contra uma contaminação, fontes de contaminação e sinais de contaminação. O
produto que escolhe para o meu negócio é tomate.
INTRODUÇÃO:
O tomate (Lycopersicum
esculentum), pertencendo a família das solenaceae, caracterizado como sendo uma cultura
hortícola, cultivada a nível do nosso País concretamente em Chókwè e em muitas
outras regiões do mundo. A cultura tem um fruto muito rico em pró-vitamina A e
vitamina C. Além disso é rica em licopno, o caroteno responsável pela cor
vermelha, que lhe confere uma elevada capacidade antioxidante.
Justificação
Tendo
em conta que na comercialização dos produtos agrários nem todos os comerciantes
obedecem as regras de marketing (embalagem do produto, higiene, rotulagem). O
presente trabalho tem em vista incentivar os comerciantes a aderirem nas
melhores técnicas de conservação dos produtos.
Objectivo geral
Ø Promover
marketing e garantir qualidade dos produtos agrários
Objectivos específicos
Ø Desenvolver
actividades do comércio através do marketing;
Ø Informar
os clientes sobre o produto em venda;
Ø Fornecer
o produto de qualidade aos consumidores.
1a)As práticas de
protecção contra contaminação do Tomate no Instituto Agrário de
Chókwè
Ø O
tomate é armazenado em locais cobertos, seco, limpo e arejado
Ø Normalmente
as caixas são postas sobre uma elevação para evitar o contacto directo com o
chão evitando assim a humidade.
Ø E
armazenado, e deve ser devidamente identificável através de uma etiqueta,
Ø O
local de armazenamento deste produto deve estar isento de roedores ou pragas
que posam danificar o tomate.
1 b) Fontes de
contaminação do produto:
Ø Excesso
de humidade
Ø Altas
temperaturas
Ø Ma
conservação do produto
Ø Condições
do armazém
Ø Limpeza
deficiente
1 c) Sinais de
contaminação de tomate
Ø Alteração
da cor normal
Ø Cheiro
desagradável
Ø Alteração
da palatabilidade em alguns casos presença de fungos
Ø d)
Padrões normais de contaminação de produto agrários;
Ø Humidade
do produto nos recipientes em que estão conservados
Ø Tempo
de estadia no armazém
Ø O
produto começa a deteriorar-se
Ø Tempo
de segurança de conservantes
1 e) Consequências de
contaminação de produtos agrários no processo marketing
Ø Rejeição
do alimento
Ø O
produto è vendido ao preço muito baixa e pode não gerar lucro
Ø O
nome da empresa fica manchado
1 f) Dados de
empreendimento
Ø Consumidores
Ø Retalhistas
Ø Grossistas
Ø Distribuidores e clientes
1 g) As práticas
padronizadas de uso de agro-quimicos e segurança de produtos na cadeia de
valores
Ø Uso
de equipamentos adequado (botas, capas, fato macaco impermeável)
Ø Durante
o manuseamento o individuo não comer, nem beber, nem fumar.
Ø Não
lavar o equipamento nas fontes de água
Ø Enterrar
ou incinerar as embalagens apois o uso
Ø Colocar
uma placa que indica a o intervalo de segurança do produto
2 a) Descrição de fontes
de contaminação do produto:
O
alimento deve estar armazenado em abrigo coberto, seco, limpo e bem arejado. As
caixas um embalagens que contendo alimento deve ficar sob extrato de madeira e
a limpeza deve ser diária
2 b) Lista e descrição de
sinais de contaminação
Ø Alteração
da cor o produto toma uma cor diferente do normal, no caso do tomate fica
amolecido, cheiro desagradável, perde o aroma natural criando um mau ambiente e
por vezes podem aparecer moscas.
2 c)Descrição dos sinais
de contaminação de contaminação
Ø Humidade do produto Pode
estimular a formação de fungos
Ø Condições do
armazenamento O armazém devem ser limpada diariamente
para evitar o ataque de agentes externos e de roedores.
Ø Alteração da palatividade
Presença de fungos, alteração da textura no caso de tomate
2 d)Descrição dos padrões
normais de contaminação do tomate
Ø No
deve ser recipiente (caixas) que acumulam muito calor, deve permitir a
circulação do oxigénio, não deve conter furos que permitem a entrada dos
insectos.
2 e) Lista e descrição
das consequências de contaminação de tomate
Ø Rejeição do alimento Devido
ao seu estado o alimento é rejeitado consequentemente o negocio baixa.
Ø Promoção do produto
O produto pode ser vendido a um preço muito baixo que não satisfaz a
necessidade da empresa ou pode não gerar lucro.
Ø O nome da empresa fica
manchado Baixa reputação da empresa menor
aderência dos clientes.
2 f)Lista e descrição dos
dados a recolher ao longo de cadeia de valores de um produto.
Ø Distribuidores São
inqueridos para saber os pontos estratégicos de escoamento.
Ø Consumidor e clientes São
inqueridos para saber as preferências e qualidades do produto e quais são as
suas necessidades que não são satisfeitas.
Ø Grossista e retalhista
São inqueridos para saber os preços e principais potenciais clientes,
concorrentes e estratégias usadas de marketing para a venda do produto.
2 g) Lista das práticas
padronizadas de uso de agro-quimicos e segurança de produtos na cadeia de
valores
Ø Uso
de equipamentos adequado (botas, capas, fato macaco impermeável)
Ø Durante
o manuseamento o individuo não comer, nem beber, nem fumar.
Ø Não
lavar o equipamento nas fontes de água
Ø Enterrar
ou incinerar as embalagens após o uso
Ø Colocar
uma placa que indica a o intervalo de segurança do produto.
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