Plano da cultura de Tomate

 


Introdução

O presente trabalho, visa a elaboração de um plano de negócio que vai consistir na produção e comercialização de Tomate (LycopersiconesculentumMill.) na empresa ABINALDA MACHAVA Na fase inicial a empresa vai explorar uma área de 40ha, o que vai custear contando com imprevisto, cerca de 2323829.6MT como orçamento para toda a campanha de produção até a venda do produto final. Este plano é corporizado pelo processo produtivo, estudo do mercado e comercialização., A empresa localizar-se-á no Distrito  de Guija no Bairro do hospital.

O tomate (LycopersiconesculentumMill.) tornou-se num dos legumes mais importantes do mundo. Em 2001, a produção mundial do tomate atingiu um nível de, aproximadamente, 105 milhões de toneladas de frutos frescos produzidos numa área estimada de 3,9 milhões de ha. Como se trata de uma cultura com um ciclo relativamente curto e de altos rendimentos, a cultura do tomate tem boas perspectivas económicas e a área cultivada está a aumentar cada dia.(Embrapa,2016)

 A estrutura da empresa será constituída pelo: gestor, técnico, trabalhadores permanentes, guarda e sazonais. Para o início do negócio far-se-á um empréstimo na da cidade do Chókwè.

Nome do empresário: Abinalda Celia Machava

 

2. Descrição geral da firma ou companhia

Identificação da empresa                                                                                                  

ABINALDA MACHAVA Lda. Situar-se-á no distrito de Guija nos campos de , que contará com 6 trabalhadores fixos, 1 técnico para assistência, 12 sazonais que vão servir de auxílio no tralho que vai ser realizado e 3regentes.

A empresa ABINALDA MACHAVA Lda. ira se situar no distrito de Guija na zona de bairro de Hospital para o produto ser fornecido no mercado de Chubuto.

ABINALDA MACHAVA Lda., Responde pela produção de Tomate no distrito de Chókwè, que é uma cultura muito exigente, dai a necessidade de se produzir plântulas em alfobres para o campo definitivo, isto torna a actividade muito preponderante para a elevação do seu rendimento (qualitativo e quantitativo).O consumo dos frutos contribui para uma dieta saudável e bem esquile- brada. Estes são ricos em minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais, açúcares e fibras dietéticas. Para obter uma receita satisfatória no negócio, a empresa contará com as contribuições de todos os trabalhadores pertencentes a empresa.

Identificação do empresário

A empresa será respondida pelo empresário Abinalda Celia Machava em todas as despesas que irão ser necessários para a produção desta cultura.


3.Descricao do produto

ABINALDA MACHAVA Lda. Pretende produzir tomate em grandes quantidades e com alta qualidade, com vista a abastecer o mercado de Chibuto e guija, melhorando deste modo a dieta alimentar dos consumidores, e fornecer também emprego para pessoas desempregadas. Após a colheita o produto terá um tratamento técnico, onde serão efetuadas as operações ligadas a limpeza, de modo a garantir a qualidade do produto e tornando-o mais atraente aos interessados em grandes quantidades de vitaminas B e C, ferro e fósforo.

O tipo de produto que será vendido no mercado e faz-se-a o Tomate e o subproduto desta cultura jamo para o consumo, tomete-suce. O subproduto tem uma importância para a alimentação dos seres humanos para o consumo fresco nas saladas.

3.1 Sua Importância económica

O tomate e uma das culturas mais importantes cultivada no mundo. O tomate sofre uma constante aumento de produção em todo mundo devido as várias utilizações que desempenha, tais como consumo fresco .

3.1.1 Zona de venda, produção do produto

O produto será produzido numa zona agro- ecológica num solo argiloso, e será comercializado no mercado de Chibuto e Guija

3.1.2 Pais para venda e produção

O produto será produzido e comercializado em Moçambique em geral.

3.1.3 Exportação 

Após a produção na fase da colheita o produto será exportado para  Africa do Sul..


4.Equipe de gestão da empresa (Organograma)

 

 

Director da empresa

                           

 

 


                                                                                                      

Recursos humanos

Departamento técnico

D. De vendas marketing

Sector de produção

Sector administrativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


4.1.Descrição dos departamentos

4.1.1.Director geral da empresa: é o órgão máximo da empresa, ele responde pelas questões internas e externas da empresa.

4.1.2.Chefe de departamento de recursos humanos: é o responsável pela gestão de recursos humanos da empresa, neste caso os funcionários.

4.1.3.Chefe de departamento de planificação e produção: é o responsável pela planificação das actividades e produção de arroz na empresa. (de preparação de solo até a colheita).

4.1.4.Chefe de departamento de recursos financeiros: será o responsável pela gestão de finanças (dinheiro) na empresa.

 

 

 

 

 

 

5.Plano de Comercialização.

O reconhecimento do produto ou venda  irá-se fazer os  anuncios através de meios de comunicação (rádio, Jornais, panfletos, Cartazes, Internet). Serão feitas embalagens para atrair o cliente, Promoção do produto. Vai se garantir transporte do produto até ao destino do cliente dependendo da quantidade pois vai se estipular uma quantidade padrão e vai ter uma boa Marting para os consumidores.

5.1 A grosso

O produto será vendido a grosso ou seja em maiores quantidades partindo de 15kg de Tomate, que irei vender a grades empresas a  SUPERMERCADO  DO  BAIXO LIMPOPO

5.2 Retalhista

O produto será vendido a retalho ou seja em menores quantidades partindo de 5kg, que irei vender a qualquer pessoa que precisar do Tomate.

6.Mercado e Concorrência

Estudo do Mercado

v  Identificar o mercado;

v   Estipular o preço único de venda;

Os mercados identificados para a venda destes produtos serão: organizações como o caso de Penteciárias, Centro Internatos onde vai se estipular o preço único de venda para todos consumidores com o objectivo de contornar potenciais concorrentes no mercado durrante a venda..

6.1 Mercado

O mercado para venda do meu produto ira se localizar directamente na empresa e no Mercado Chibuto e Guija

 

6.1.1 Produto

O produto sera produzido no Guija  numa area de 10ha variedade  Grande quente..

6.1.2 Preço

O produto sera vendido a um bom preco 1kg de Tomate com casca estara a 15mt e 1kg de Tomate descascado estara 20mt se for possivel e a epoca contribue.

6.1.3 Promoção 

O  produto estara a promocao logo depois da colheita porque a oferta sera maior e a procura sera menor, principalmente para aqueles que iram comprar a grosso terao uma grande promocao durrante essa epoca de venda..

6.1.4 Praça

O produto sera comercializado numa praca com muito movimento, muito  limpo e bem organizado para poder atrair os consumodor.

6.2 Concorencia

No mercado de comercializacao do meu produto ira-se encarar com outros produtores, comerciantes do mesmo produto, mas nem com isso não irei desistir de vender o meu produto por preco ixato do meu desejo.

6.2.1 Quantidade

O produto será vendido em boas quantidades, no minimo irei levar 450kg de tomate para o mercado por dia e quem comprar o meu produto em muitas quantidades tera o direito de ter uma gorgeta bem satisfatoria. Sendo que os meus concorrentes so levam cerca de 400kg por dia.

6.2.2 Qualidade

O produto terá uma boa qualidade na  sua aparencia sendo que a qualidade do produto dos meus concorrentes e muito baixa.  O produto será embalado constando a descrição sobre conteúdo nutricional.

7. Oportunidades e risco (Analise FOFA)

7.1 Fortaleza

ü  Facilidade de aquisição dos insumos

ü  Condições edáficas favoráveis param a produção

ü  Existência do mercado para a venda dos produtos;

ü  Vias de acesso para o escoamento de produção

ü  Capacidade técnica para a produção.

7.2. Oportunidades

ü  Maior demanda de couve no mercado;

ü  Vender sob contractos;

ü  Existência de sistema de regadio perto do campo de cultivo;

7.3. Fraquezas

ü  Custos elevados para transporte dos produtos param outros mercados;

ü  Altos custos de aquisição dos insumos;

 

7.4 Ameaças

ü  Oscilação dos preços no mercado;

ü  Surgimento de Calamidades naturais;

ü  Existência de outros produtores com mesmos produtos.

 

 

 

 

 

 

 

8.Planeamento financeiro e financiamento

Para se investir neste negócio ABINALDA MACHAVA LDA, recorrer-se-á ao empréstimo de dinheiro ao banco BCI, um valor de 2323829.6MT, com uma percentagem de juros de 20% durante 5 anos e uma percentagem de 5% de imprevistos que se vai reembolsar a partir do terceiro ano quando a empresa começar a gerir lucros.

 Valor a pedir ꞉ 2323829.6MT

Valor a pedir anualmente sem juros 464765.92MT

464765.92+92953.184=557719.1MT valor a pagar anualmente com juros.

 

 

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.Cronograma de actividades

Tabela 1: Cronograma das Actividades da cultura de tomate

 

Actividades

Meses 2019

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Contracao e mao de obra

 

X

 

 

 

 

 

Estudo de pesquisa da zona

X

 

 

 

 

 

 

Aquisição de fundos

 

X

 

 

 

 

 

Preparação do solo

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sementeira

 

x

 

 

 

 

 

Transplante

 

 

X

 

 

 

 

Rega

 

 

X

x

X

x

 

Adubação

 

 

X

x

 

 

 

Controlo de infestantes

 

 

X

 

X

 

 

Pulverização

 

 

 

x

X

 

 

Colheita

 

 

 

 

 

x

 

Secagem

 

 

 

 

 

x

 

Debulha

 

 

 

 

 

x

 

Armazenamento

 

 

 

 

 

x

 

Comercialização

 

 

 

 

 

x

x

 

 

                                                                                                                             

 

 

 

9.1Tabela 2: Custos fixos

Nome de equipamento

Quantidade/há

Duração

Custo unitário

Custo total

Amortização /dia

Amortização total/ dia

Amortização anual

Mascaras

5

365

200

1000

0,54

2.7

985.5

Luvas

5

365

200

1000

0,54

2.7

985.5

Botas

5

365

800

4000

2,19

10.95

3996.75

Tambor

2

730

2000

4000

2,73

5,46

1992,9

Facto macaco

5

365

800

4000

2,19

10.95

3996.75

Regante

3

--------

3000

36000

--------

 

36000

Água

---------

--------

3000

36000

-------

 

36000

Enxada

10

365

200

2000

0,54

5.4

1971

3

365

350

1050

0.95

2.85

1040.25

Pulverizador

2

365

2000

4000

5,47

10,94

3993.1

Tractor

1

3650

1000000

1000000

273.97

273.97

999990.5

Charrua

1

3650

90000

90000

24.657

24.657

89998.05

Grade

1

3650

80000

80000

21.917

21.917

79997.05

Atrelado

 

1

3650

80000

80000

21.917

21.917

79997.05

Moto-bomba

1

3650

65000

60000

17,808

17,808

6499.92

Director

1

--------

10000

120000

--------

-------------

120000

Chefe do D.  de marketing

1

---------

8000

96000

----------

-----------

96000

Armazém

1

3650

30000

30000

8,21

8,21

2996,65

Chefe do D. de finanças

1

--------

8000

96000

---------

-----------

96000

Chefe do D. de Rec. Humanos

1

---------

8000

96000

----------

--------------

96000

Chefe do D. de maquinas

1

---------

8000

96000

----------

----------

96000

Chefe do D. de produção

1

-------

8000

96000

-----------

------------

96000

Total

 

1945451

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.2 Tabla 3: Custos variáveis

 

Designação

 

Quantidade

 

Unidade

Area / ha

Unidade

Custo unitário

Custo total

Lavoura

 

10

L

10

64.30

6430

Gradagem

 

10

L

10

64.30

6430

Sulcagem

10

L

10

64.30

6430

Parcelamento

10

L

10

64.30

6430

Semente

 

250

g

10

g

15

37500

NPK

 

150

Kg

10

Kg

50

90000

Ureia

 

100

Kg

10

Kg

40

48000

Bandit

 

1

Kg

10

Kg

800

9600

Mancozeb

 

1

Kg

10

Kg

800

9600

Belt

1

L

10

L

18500

18500

Sazonais

 

10

˗˗˗

10

˗˗˗

200

28800

Total

 

 

 

267720

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.3 Tabela de cálculos de custos

Ano

1º

2º

3º

4º

5º

CF

1945451

 

 

 

 

CV

267720

 

 

 

 

CP

2213171

 

 

 

 

Imprevisto 5%

110658.55

 

 

 

 

CTP

2323829.6

2591549.6

2859269.6

3126989.6

3394709.6

RB

 

1500000

3000000

4500000

6000000

RL

 

̵1091549.6

140730.4

1373010.4

2605290.4

PV

15mt

 

 

 

 

Rendimento/há

100000kg

 

 

 

 

 

Área total………….10h

Rendimento∕ há.…….12t

Rendimento total…100000kg

Pv…………………15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10.Conclusão

Apôs a elaboração do plano de negócio conclui-se que a empresa começa a gerir lucros no terceiro ano de produção do isso implica que a implicacao que a empresa estará aplicar para reembolsar o valor do emprestado no Banco durante o tempo estimado sem nenhum problema durrante a producao.

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de Produção de Milho (Zea Mays) numa área de 2ha para comercialização no mercado de Chókwè

Maneio de pragas, doenças e infestantes a curto prazo.

principais culturas hortícolas produzidas na região de Chókwè