Plano da cultura de Tomate
Introdução
O presente
trabalho, visa a elaboração de um plano de negócio que vai consistir na
produção e comercialização de Tomate
(LycopersiconesculentumMill.) na empresa ABINALDA MACHAVA Na fase inicial a empresa
vai explorar uma área de 40ha,
o que vai custear contando com
imprevisto, cerca de 2323829.6MT como
orçamento para toda a campanha de produção até a venda do produto final. Este
plano é corporizado pelo processo produtivo, estudo do mercado e
comercialização., A
empresa localizar-se-á no Distrito de Guija no Bairro do
hospital.
O
tomate (LycopersiconesculentumMill.) tornou-se num dos legumes mais importantes do mundo. Em
2001, a produção mundial do tomate atingiu um nível de, aproximadamente, 105
milhões de toneladas de frutos frescos produzidos numa área estimada de 3,9
milhões de ha. Como se trata de uma cultura com um ciclo relativamente curto e
de altos rendimentos, a cultura do tomate tem boas perspectivas económicas e a
área cultivada está a aumentar cada dia.(Embrapa,2016)
A estrutura da empresa será constituída pelo:
gestor, técnico, trabalhadores permanentes, guarda e sazonais. Para o início do
negócio far-se-á um empréstimo na da cidade do Chókwè.
Nome do empresário: Abinalda Celia
Machava
2. Descrição geral da firma ou companhia
ABINALDA MACHAVA Lda. Situar-se-á no distrito de Guija nos campos de , que contará com 6 trabalhadores fixos, 1 técnico para
assistência, 12 sazonais que vão servir de auxílio no tralho que vai ser realizado e 3regentes.
A empresa ABINALDA MACHAVA Lda. ira se situar no distrito de Guija na zona de bairro de Hospital para
o produto ser fornecido no mercado de Chubuto.
ABINALDA MACHAVA Lda., Responde pela produção de Tomate no distrito de Chókwè, que é uma
cultura muito exigente, dai a necessidade de se produzir plântulas em alfobres
para o campo definitivo, isto torna a actividade muito preponderante para a
elevação do seu rendimento (qualitativo e quantitativo).O consumo dos frutos
contribui para uma dieta saudável e bem esquile- brada. Estes são ricos em
minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais, açúcares e fibras dietéticas. Para obter uma receita satisfatória no negócio, a empresa contará com as
contribuições de todos os trabalhadores pertencentes a empresa.
Identificação do empresário
A empresa será respondida pelo empresário Abinalda Celia
Machava em todas
as despesas que irão ser necessários para a produção desta cultura.
3.Descricao do produto
ABINALDA MACHAVA Lda. Pretende produzir tomate em grandes quantidades e com alta qualidade,
com vista a abastecer o mercado de Chibuto e guija, melhorando deste modo a
dieta alimentar dos consumidores, e fornecer também emprego para pessoas
desempregadas. Após a colheita o produto terá um tratamento técnico, onde serão
efetuadas as operações ligadas a limpeza, de modo a garantir a qualidade do
produto e tornando-o mais atraente aos interessados em grandes quantidades de
vitaminas B e C, ferro e fósforo.
O
tipo de produto que será vendido no mercado e faz-se-a o Tomate e o subproduto desta cultura jamo para o consumo, tomete-suce. O subproduto tem uma importância para a
alimentação dos seres humanos para o consumo
fresco nas saladas.
3.1 Sua Importância económica
O tomate e uma das culturas mais
importantes cultivada no mundo. O tomate sofre uma constante aumento de
produção em todo mundo devido as várias utilizações que desempenha, tais como consumo fresco .
3.1.1 Zona de venda, produção do produto
O
produto será produzido numa zona agro- ecológica num solo argiloso, e será
comercializado no mercado de Chibuto e Guija
3.1.2 Pais para venda e produção
O
produto será produzido e comercializado em Moçambique em geral.
3.1.3 Exportação
Após
a produção na fase da colheita o produto será exportado para Africa do Sul..
4.Equipe de gestão da empresa (Organograma)
|
Director da
empresa Recursos humanos Departamento
técnico D. De vendas
marketing Sector de produção Sector
administrativo |
|
|||||||
|
||||||||
|
4.1.Descrição dos departamentos 4.1.1.Director geral da empresa:
é o órgão máximo da empresa, ele responde pelas questões internas e externas
da empresa. 4.1.2.Chefe de departamento de recursos humanos:
é o responsável pela gestão de recursos humanos da empresa, neste caso os
funcionários. 4.1.3.Chefe de departamento de planificação e
produção: é o responsável pela planificação das
actividades e produção de arroz na empresa. (de preparação de solo até a
colheita). 4.1.4.Chefe de departamento de recursos financeiros:
será o responsável pela gestão de finanças (dinheiro) na empresa. |
|
|||||||
5.Plano de Comercialização.
O reconhecimento do
produto ou venda irá-se fazer os anuncios através
de meios de comunicação (rádio, Jornais, panfletos, Cartazes, Internet). Serão feitas embalagens para atrair o
cliente, Promoção do produto. Vai se garantir transporte do produto até ao
destino do cliente dependendo da quantidade pois vai se estipular uma
quantidade padrão e vai ter uma boa Marting para os consumidores.
5.1 A grosso
O produto será vendido a grosso ou seja em
maiores quantidades partindo de 15kg de Tomate, que irei vender a grades empresas a SUPERMERCADO DO BAIXO LIMPOPO
5.2 Retalhista
O produto será vendido a retalho ou seja em menores
quantidades partindo de 5kg, que irei vender a qualquer pessoa que precisar do Tomate.
6.Mercado e Concorrência
Estudo do Mercado
v Identificar o mercado;
v Estipular o preço único de venda;
Os mercados
identificados para a venda destes produtos serão: organizações como o caso de
Penteciárias, Centro Internatos onde vai se estipular o preço único de venda
para todos consumidores com o objectivo de contornar potenciais concorrentes no
mercado durrante a venda..
6.1 Mercado
O mercado para venda
do meu produto ira se localizar directamente na empresa e no Mercado Chibuto e
Guija
6.1.1 Produto
O produto sera
produzido no Guija numa area de 10ha
variedade Grande quente..
6.1.2 Preço
O produto sera vendido
a um bom preco 1kg de Tomate com casca estara a 15mt e 1kg de Tomate descascado
estara 20mt se for possivel e a epoca contribue.
6.1.3 Promoção
O produto estara a promocao logo depois da
colheita porque a oferta sera maior e a procura sera menor, principalmente para
aqueles que iram comprar a grosso terao uma grande promocao durrante essa epoca
de venda..
6.1.4 Praça
O produto sera
comercializado numa praca com muito movimento, muito limpo e bem organizado para poder atrair os
consumodor.
6.2 Concorencia
No mercado de
comercializacao do meu produto ira-se encarar com outros produtores,
comerciantes do mesmo produto, mas nem com isso não irei desistir de vender o
meu produto por preco ixato do meu desejo.
6.2.1 Quantidade
O produto será vendido
em boas quantidades, no minimo irei levar 450kg de tomate para o mercado por dia e quem comprar o meu produto em
muitas quantidades tera o direito de ter uma gorgeta bem satisfatoria. Sendo que os meus concorrentes so levam
cerca de 400kg por dia.
6.2.2 Qualidade
O produto terá uma boa
qualidade na sua aparencia sendo que a qualidade do produto dos meus
concorrentes e muito baixa. O produto será embalado
constando a descrição sobre conteúdo nutricional.
7. Oportunidades e risco (Analise FOFA)
7.1 Fortaleza
ü Facilidade
de aquisição dos insumos
ü Condições
edáficas favoráveis param a produção
ü Existência
do mercado para a venda dos produtos;
ü Vias
de acesso para o escoamento de produção
ü Capacidade
técnica para a produção.
ü Maior demanda de couve no mercado;
ü Vender
sob contractos;
ü Existência
de sistema de regadio perto do campo de cultivo;
7.3. Fraquezas
ü Custos
elevados para transporte dos produtos param outros mercados;
ü Altos
custos de aquisição dos insumos;
ü Oscilação
dos preços no mercado;
ü Surgimento
de Calamidades naturais;
ü Existência
de outros produtores com mesmos produtos.
8.Planeamento financeiro e financiamento
Para se investir
neste negócio ABINALDA MACHAVA LDA, recorrer-se-á ao empréstimo de dinheiro ao
banco BCI, um valor de 2323829.6MT,
com uma percentagem de juros de 20% durante 5 anos e uma percentagem de 5% de imprevistos
que se vai reembolsar a partir do terceiro ano quando a empresa começar a gerir
lucros.
Valor a pedir ꞉ 2323829.6MT
Valor a pedir anualmente sem juros 464765.92MT
464765.92+92953.184=557719.1MT valor a pagar anualmente com juros.
9.Cronograma de actividades
Tabela 1: Cronograma das Actividades
da cultura de tomate
|
Actividades |
Meses 2019 |
||||||
|
Maio |
Junho |
Julho |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
|
|
Contracao
e mao de obra |
|
X |
|
|
|
|
|
|
Estudo de pesquisa da zona |
X |
|
|
|
|
|
|
|
Aquisição de fundos |
|
X |
|
|
|
|
|
|
Preparação do solo |
x |
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sementeira |
|
x |
|
|
|
|
|
|
Transplante |
|
|
X |
|
|
|
|
|
Rega |
|
|
X |
x |
X |
x |
|
|
Adubação |
|
|
X |
x |
|
|
|
|
Controlo de infestantes |
|
|
X |
|
X |
|
|
|
Pulverização |
|
|
|
x |
X |
|
|
|
Colheita |
|
|
|
|
|
x |
|
|
Secagem |
|
|
|
|
|
x |
|
|
Debulha |
|
|
|
|
|
x |
|
|
Armazenamento |
|
|
|
|
|
x |
|
|
Comercialização |
|
|
|
|
|
x |
x |
9.1Tabela 2: Custos fixos
|
Nome de
equipamento |
Quantidade/há |
Duração |
Custo
unitário |
Custo
total |
Amortização
/dia |
Amortização
total/ dia |
Amortização
anual |
||
|
Mascaras |
5 |
365 |
200 |
1000 |
0,54 |
2.7 |
985.5 |
||
|
Luvas |
5 |
365 |
200 |
1000 |
0,54 |
2.7 |
985.5 |
||
|
Botas |
5 |
365 |
800 |
4000 |
2,19 |
10.95 |
3996.75 |
||
|
Tambor |
2 |
730 |
2000 |
4000 |
2,73 |
5,46 |
1992,9 |
||
|
Facto macaco |
5 |
365 |
800 |
4000 |
2,19 |
10.95 |
3996.75 |
||
|
Regante |
3 |
-------- |
3000 |
36000 |
-------- |
|
36000 |
||
|
Água |
--------- |
-------- |
3000 |
36000 |
------- |
|
36000 |
||
|
Enxada |
10 |
365 |
200 |
2000 |
0,54 |
5.4 |
1971 |
||
|
Pá |
3 |
365 |
350 |
1050 |
0.95 |
2.85 |
1040.25 |
||
|
Pulverizador |
2 |
365 |
2000 |
4000 |
5,47 |
10,94 |
3993.1 |
||
|
Tractor |
1 |
3650 |
1000000 |
1000000 |
273.97 |
273.97 |
999990.5 |
||
|
Charrua |
1 |
3650 |
90000 |
90000 |
24.657 |
24.657 |
89998.05 |
||
|
Grade |
1 |
3650 |
80000 |
80000 |
21.917 |
21.917 |
79997.05 |
||
|
Atrelado |
1 |
3650 |
80000 |
80000 |
21.917 |
21.917 |
79997.05 |
||
|
Moto-bomba |
1 |
3650 |
65000 |
60000 |
17,808 |
17,808 |
6499.92 |
||
|
Director |
1 |
-------- |
10000 |
120000 |
-------- |
------------- |
120000 |
||
|
Chefe do D.
de marketing |
1 |
--------- |
8000 |
96000 |
---------- |
----------- |
96000 |
||
|
Armazém |
1 |
3650 |
30000 |
30000 |
8,21 |
8,21 |
2996,65 |
||
|
Chefe do D. de finanças |
1 |
-------- |
8000 |
96000 |
--------- |
----------- |
96000 |
||
|
Chefe do D. de Rec. Humanos |
1 |
--------- |
8000 |
96000 |
---------- |
-------------- |
96000 |
||
|
Chefe do D. de maquinas |
1 |
--------- |
8000 |
96000 |
---------- |
---------- |
96000 |
||
|
Chefe do D. de produção |
1 |
------- |
8000 |
96000 |
----------- |
------------ |
96000 |
||
|
Total |
|
1945451 |
|||||||
|
|
|
|||||||
|
|
9.2
Tabla 3: Custos variáveis
|
Designação |
Quantidade |
Unidade
|
Area
/ ha |
Unidade
|
Custo
unitário |
Custo
total |
|
Lavoura |
10 |
L |
10 |
Há |
64.30 |
6430 |
|
Gradagem |
10 |
L |
10 |
Há |
64.30 |
6430 |
|
Sulcagem |
10 |
L |
10 |
Há |
64.30 |
6430 |
|
Parcelamento |
10 |
L |
10 |
Há |
64.30 |
6430 |
|
Semente |
250 |
g |
10 |
g |
15 |
37500 |
|
NPK |
150 |
Kg |
10 |
Kg |
50 |
90000 |
|
Ureia |
100 |
Kg |
10 |
Kg |
40 |
48000 |
|
Bandit |
1 |
Kg |
10 |
Kg |
800 |
9600 |
|
Mancozeb |
1 |
Kg |
10 |
Kg |
800 |
9600 |
|
Belt |
1 |
L |
10 |
L |
18500 |
18500 |
|
Sazonais |
10 |
˗˗˗ |
10 |
˗˗˗ |
200 |
28800 |
|
Total |
|
|
267720 |
|||
9.3 Tabela de cálculos de custos
|
Ano |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
|
CF |
1945451 |
|
|
|
|
|
CV |
267720 |
|
|
|
|
|
CP |
2213171 |
|
|
|
|
|
Imprevisto 5% |
110658.55 |
|
|
|
|
|
CTP |
2323829.6 |
2591549.6 |
2859269.6 |
3126989.6 |
3394709.6 |
|
RB |
|
1500000 |
3000000 |
4500000 |
6000000 |
|
RL |
|
̵1091549.6 |
140730.4 |
1373010.4 |
2605290.4 |
|
PV |
15mt |
|
|
|
|
|
Rendimento/há |
100000kg |
|
|
|
|
Área total………….10h
Rendimento∕ há.…….12t
Rendimento total…100000kg
Pv…………………15
10.Conclusão
Apôs a elaboração
do plano de negócio conclui-se que a empresa começa a gerir lucros no terceiro
ano de produção do isso implica que a implicacao que a empresa estará aplicar para reembolsar o valor do emprestado no Banco durante o tempo
estimado sem nenhum problema
durrante a producao.
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