Aspectos relacinados com os Recursos humanos no sector de trabalho

 

Introducão

No tabalho asseguir falar-se-a dos Recursos humanos numa empresa como funcionam, sua importancia. Para comecar os RH tambem sao conhecidos como, gestao de pessoas.     

  O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter a vitalidade de uma empresa, assim Dutra (2011) compreende como gestão de pessoas um conjunto de políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

        A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo mundo, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho


Objectivos

Geral

v  Conhecer a importância dos recursos humanos no desenvolvimento das várias empresas situadas no distrito de Chókwè. 

Específicos

v  Identificar os elementos dos recursos humanos

v  Identificar os processos dos recursos humanos

v  Avaliar a importância dos recursos humanos.


Revisao Bibliografica

 Recursos humanos

   Os recursos humanos e um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o património humano de qualquer de qualquer organização. A outra definição nos e fornecida por (TOLEDO 1986), segundo a qual recursos humanos seriam o ramo de especialização da ciência da administração que desenvolve todas as acções que tem como objectivo a integração do trabalhador no contexto da organização e no aumento da produtividade de uma empresa.

A gestão de pessoas depende de diversos aspectos de uma organização como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio das organizações, da tecnologia utilizada, dos processos interno, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes (CHIAVENATO, 2010).

A boa gestão de pessoa possibilita o alcance e a manutenção de resultados e até a perpetuação de uma organização. Para que se tenha uma boa gestão de pessoas, algumas dicas são válidas: buscar conhecer mais as pessoas de sua equipe, como elas são, o que as motiva e as desafiam; comportamento de respeito com os membros da equipe; valorize o trabalho bem feito; ficar atento não somente com a comunicação verbal, mas principalmente com a não verbal, como entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter um ambiente de confiança e transparência; criar a cultura do feedback; colocar-se à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados e valorizar os progressos (MEIRA, 2012).

Importância dos recursos humanos dentro duma empresa

Os recursos humanos têm como importância planejar, gerência e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas e de importância fundamental nas empresas porque elas são compostas de pessoas, e essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa.

 

 

 

A gestão de RH é essencial nas organizações e tem sido cada vez mais valorizada. Além disso, Gonçalves (2012 apud Pfezzer, 1994, p. 126) demonstra 16 práticas de gestão que levam ao sucesso organizacional:

v  Senso de segurança no emprego;

v   Seletividade no recrutamento;

v  A oferta de altos salários;

v  O pagamento de incentivos;

v  Tornar o funcionário acionista;

v  A definição e aplicação de medidas de avaliação das políticas de gestão de pessoas;

v  A definição de filosofias ou visões dominam que indiquem os modos de os indivíduos lidarem com as questões cotidianas (ou valores explícitos de uma cultura organizacional).

Elementos principais dos RH.

No sector dos recursos humanos podemos encontrar vários elementos que vão auxiliar-nos no processo de controlo dos nossos trabalhadores dentro da empresa, e esses elementos principais são:

v  Politicas

v  Procedimentos

v  Regulamentos

 

Politicas

As políticas nos recursos humanos constituem uma alternativa que possibilita a tomada de das decisões ou seja são orientações sobre como as coisas devem ser feitas dentro da empresa. A política e uma actividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objectivos.

Também pode ser definida como sendo o exercício do poder para resolução de um conflito de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C., quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente política.

A ciência politica e uma disciplina que estuda estas actividades. Os profissionais desta ciência recebem o título de politólogos, ao passo que as pessoas que ocupam cargos profissionais a cargo do estado são designadas de políticos.

Procedimentos

Os procedimentos constituem um método de execução das actividades numa determinada empresa. O procedimento administrativo, por sua vez, é um conjunto da actividades da administração, interligadas entre si, que visa alcançar determinada efeito final previsto pela lei.

 Regulamentos

Consiste em indicar a maneira como a pessoa deve se comportar durante a realização das actividades dentro da empresa, ou seja regulamentos e um conjunto organizado e coerente de preceitos ou normas que regerão o trabalho e uma empresa, e uma organização a conveniência de um condomínio numa comunidade, no exporte entre outras alternativas.

Tipos de políticas existentes nos recursos humanos numa empresa

Existem vários tipos que vão possibilitar ao gestor ou chefe dos recursos humanos a orientar na sua efectividade as diversas actividades, e essas politicas são:

v  Boa relação entre os trabalhadores

v  Politica salarial

v  Direito a saúde e segurança no trabalho

v  Direito a treinamento e capacitação

v  Direito a promoção

Condições de trabalhos nos recursos humanos

Nos recursos humanos e necessários ter em conta certas condições de trabalho que vão servir de alternativa para a realização das actividades que são:

v  Horário de entrada no trabalho;

v  Existência de medidas disciplinares

v  Existência de políticas salarias

v  Gosos de férias

 

Conclusão

Depois de termos feito o trabalho, o grupo, concluiu que os RH, numa empresa sao muito importante, nao so pelo facto de regular o andamento das actividades da empresa, mas tambem as pessoas que nela trabalham.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de Produção de Milho (Zea Mays) numa área de 2ha para comercialização no mercado de Chókwè

Maneio de pragas, doenças e infestantes a curto prazo.

principais culturas hortícolas produzidas na região de Chókwè