Aspectos relacinados com os Recursos humanos no sector de trabalho
Introducão
No tabalho asseguir falar-se-a dos Recursos humanos
numa empresa como funcionam, sua importancia. Para comecar os RH tambem sao
conhecidos como, gestao de pessoas.
O setor de
recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter a
vitalidade de uma empresa, assim Dutra (2011) compreende como gestão de pessoas
um conjunto de políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização
e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
A
forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações
em todo mundo, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na
organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no
modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento
do mercado de trabalho
Objectivos
Geral
v Conhecer
a importância dos recursos humanos no desenvolvimento das várias empresas
situadas no distrito de Chókwè.
Específicos
v Identificar
os elementos dos recursos humanos
v Identificar
os processos dos recursos humanos
v Avaliar
a importância dos recursos humanos.
Revisao Bibliografica
Recursos
humanos
Os recursos humanos e um conjunto de
princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar,
treinar e desenvolver o património humano de qualquer de qualquer organização.
A outra definição nos e fornecida por (TOLEDO 1986), segundo a qual recursos
humanos seriam o ramo de especialização da ciência da administração que
desenvolve todas as acções que tem como objectivo a integração do trabalhador
no contexto da organização e no aumento da produtividade de uma empresa.
A gestão de pessoas depende de diversos aspectos de
uma organização como a cultura que existe em cada organização, da estrutura
organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio
das organizações, da tecnologia utilizada, dos processos interno, do estilo de
gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes
(CHIAVENATO, 2010).
A boa gestão de pessoa possibilita o alcance e a
manutenção de resultados e até a perpetuação de uma organização. Para que se
tenha uma boa gestão de pessoas, algumas dicas são válidas: buscar conhecer
mais as pessoas de sua equipe, como elas são, o que as motiva e as desafiam;
comportamento de respeito com os membros da equipe; valorize o trabalho bem
feito; ficar atento não somente com a comunicação verbal, mas principalmente
com a não verbal, como entoação de voz e comportamentos; trabalhar para manter
um ambiente de confiança e transparência; criar a cultura do feedback; colocar-se
à disposição para ajudar seu colaborador e acompanhar os resultados e valorizar
os progressos (MEIRA, 2012).
Importância
dos recursos humanos dentro duma empresa
Os recursos humanos têm como importância planejar,
gerência e manter o processo de gestão da qualidade das pessoas e de
importância fundamental nas empresas porque elas são compostas de pessoas, e
essa importância não varia dependendo do tamanho da empresa.
A gestão de RH é essencial nas organizações e tem sido
cada vez mais valorizada. Além disso, Gonçalves (2012 apud Pfezzer,
1994, p. 126) demonstra 16 práticas de gestão que levam ao sucesso
organizacional:
v Senso de segurança no
emprego;
v Seletividade no recrutamento;
v A oferta de altos
salários;
v O pagamento de
incentivos;
v Tornar o funcionário
acionista;
v A definição e aplicação
de medidas de avaliação das políticas de gestão de pessoas;
v A definição de
filosofias ou visões dominam que indiquem os modos de os indivíduos lidarem com
as questões cotidianas (ou valores explícitos de uma cultura organizacional).
Elementos
principais dos RH.
No
sector dos recursos humanos podemos encontrar vários elementos que vão
auxiliar-nos no processo de controlo dos nossos trabalhadores dentro da
empresa, e esses elementos principais são:
v Politicas
v Procedimentos
Politicas
As
políticas nos recursos humanos constituem uma alternativa que possibilita a
tomada de das decisões ou seja são orientações sobre como as coisas devem ser
feitas dentro da empresa. A política e uma actividade orientada ideologicamente
para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objectivos.
Também
pode ser definida como sendo o exercício do poder para resolução de um conflito
de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C.,
quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente política.
A
ciência politica e uma disciplina que estuda estas actividades. Os
profissionais desta ciência recebem o título de politólogos, ao passo que as
pessoas que ocupam cargos profissionais a cargo do estado são designadas de
políticos.
Procedimentos
Os
procedimentos constituem um método de execução das actividades numa determinada
empresa. O procedimento administrativo, por sua vez, é um conjunto da
actividades da administração, interligadas entre si, que visa alcançar
determinada efeito final previsto pela lei.
Regulamentos
Consiste
em indicar a maneira como a pessoa deve se comportar durante a realização das
actividades dentro da empresa, ou seja regulamentos e um conjunto organizado e
coerente de preceitos ou normas que regerão o trabalho e uma empresa, e uma
organização a conveniência de um condomínio numa comunidade, no exporte entre
outras alternativas.
Tipos de políticas existentes nos recursos humanos numa empresa
Existem
vários tipos que vão possibilitar ao gestor ou chefe dos recursos humanos a
orientar na sua efectividade as diversas actividades, e essas politicas são:
v Boa
relação entre os trabalhadores
v Politica
salarial
v Direito
a saúde e segurança no trabalho
v Direito
a treinamento e capacitação
v Direito
a promoção
Condições de trabalhos nos recursos humanos
Nos
recursos humanos e necessários ter em conta certas condições de trabalho que
vão servir de alternativa para a realização das actividades que são:
v Horário
de entrada no trabalho;
v Existência
de medidas disciplinares
v Existência
de políticas salarias
v Gosos
de férias
Conclusão
Depois de termos feito o trabalho, o grupo, concluiu que os RH, numa empresa
sao muito importante, nao so pelo facto de regular o andamento das actividades
da empresa, mas tambem as pessoas que nela trabalham.
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