Conceito de Comunicação
Conceito de Comunicação
Comunicação é a acção de estar
em contacto com outrem, pela linguagem escrita, oral,arte pictórica(
Representação de pessoas ou animais através da pintura), da música, do teatro e
de todo o seu comportamento no relacionamento interpessoal. Quer isto dizer que
o indivíduo, como ser social, ao interagir com o outro está em processo de
comunicação.
Tipos de
comunicação que geralmente ocorrem na sala de aula
Comunicação vertical Professor
aluno e vice- versa e;
Comunicação horizontal Aluno/
aluno.
Linguagem
usada na comunicação: verbal ou
não-verbal.
Verbal = estabelece-se pela palavra escrita ou falada
(oral) e;
Não- verbal= ocorre através do uso e
interpretação de manifestações corporais (faciais, gestuais, mímica),
artísticas e simbólicas para se manter entre as pessoas envolvidas na situação
um nível aceitável de comunicabilidade. Estas manifestações podem ser
categorizadas em diferentes tipos de vectores que podem ser tácteis, térmicos,
olfactivos, voco-acústicos e visuais.
Hoje a escola regular é vista com uma dimensão
social heterogénea devido à diversidade das características culturais e
pessoais dos alunos que a integram. Exigem-se daí mudanças radicais na
orientação do seu modelo actual, de racionalista, uniformizador e reducionista
para uma aceitação da singularidade e das diferenças individuais requeridas
numa sala de aula inclusiva. Portanto, numa sala inclusiva devem afluir todos
os tipos de comunicação de modo a tornar o PEA acessível a todos os alunos
independentemente da sua condição física e mental.
2.Características da sala de
aula inclusiva
Na escola regular, a sala de aula inclusiva é constituída,
fundamentalmente, por alunos com e sem necessidades educativas especiais.
Estes, em algum momento dos seus processos de escolarização, apresentam
dificuldades escolares, quem podem ser permanentes ou transitórias. Assim, irão
precisar de apoios adicionais e específicos para poderem aprender com qualidade
e com sucesso. Suas características pessoais diferenciam-se na singularidade
histórico-cultural, na constituição físico-mental, nos ritmos de desenvolvimento
psico-orgânico, nos estilos de aprendizagem, nas formas de percepção da
realidade social, no género, na raça, na convicção religiosa, na origem e
estatuto sociais e em muitos outros domínios da vida pessoal e familiar.
De preferência, a sala de aula inclusiva deve ter funcionamento
organizacional, práticas pedagógicas, relacionamento família-escola, parceria
escola-comunidade e estrutura física convencional que possam garantir o mais
alto rendimento de todos os alunos na aquisição da aprendizagem,
independentemente das suas características pessoais. Estratégias de Comunicação
na Sala de Aula Inclusiva
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