Conceito de Comunicação

 

Conceito de Comunicação

 

Comunicação é a acção de estar em contacto com outrem, pela linguagem escrita, oral,arte pictórica( Representação de pessoas ou animais através da pintura), da música, do teatro e de todo o seu comportamento no relacionamento interpessoal. Quer isto dizer que o indivíduo, como ser social, ao interagir com o outro está em processo de comunicação.

 

Tipos de comunicação que geralmente ocorrem na sala de aula

Comunicação vertical Professor aluno e vice- versa e;

Comunicação horizontal Aluno/ aluno.

 

Linguagem usada na comunicação:  verbal ou não-verbal.

 

Verbal =  estabelece-se pela palavra escrita ou falada (oral) e;

 

Não- verbal= ocorre através do uso e interpretação de manifestações corporais (faciais, gestuais, mímica), artísticas e simbólicas para se manter entre as pessoas envolvidas na situação um nível aceitável de comunicabilidade. Estas manifestações podem ser categorizadas em diferentes tipos de vectores que podem ser tácteis, térmicos, olfactivos, voco-acústicos e visuais.

 

 Hoje a escola regular é vista com uma dimensão social heterogénea devido à diversidade das características culturais e pessoais dos alunos que a integram. Exigem-se daí mudanças radicais na orientação do seu modelo actual, de racionalista, uniformizador e reducionista para uma aceitação da singularidade e das diferenças individuais requeridas numa sala de aula inclusiva. Portanto, numa sala inclusiva devem afluir todos os tipos de comunicação de modo a tornar o PEA acessível a todos os alunos independentemente da sua condição física e mental.

 

2.Características da sala de aula inclusiva

Na escola regular, a sala de aula inclusiva é constituída, fundamentalmente, por alunos com e sem necessidades educativas especiais. Estes, em algum momento dos seus processos de escolarização, apresentam dificuldades escolares, quem podem ser permanentes ou transitórias. Assim, irão precisar de apoios adicionais e específicos para poderem aprender com qualidade e com sucesso. Suas características pessoais diferenciam-se na singularidade histórico-cultural, na constituição físico-mental, nos ritmos de desenvolvimento psico-orgânico, nos estilos de aprendizagem, nas formas de percepção da realidade social, no género, na raça, na convicção religiosa, na origem e estatuto sociais e em muitos outros domínios da vida pessoal e familiar.

 

De preferência, a sala de aula inclusiva deve ter funcionamento organizacional, práticas pedagógicas, relacionamento família-escola, parceria escola-comunidade e estrutura física convencional que possam garantir o mais alto rendimento de todos os alunos na aquisição da aprendizagem, independentemente das suas características pessoais. Estratégias de Comunicação na Sala de Aula Inclusiva

 

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