Estratégias de expressão numa entrevista de emprego

 

 

Lição 1: Estratégias de expressão numa entrevista de emprego

Comunicar-se eficazmente durante uma entrevista de emprego é uma componente muito preponderante para quem se candidata a uma determinada função numa organização, sobretudo pelo facto de ser um momento em que se avalia a personalidade da pessoa, as habilidades e as competências.

Neste contexto, é preciso considerar alguns aspectos para que a entrevista surta efeitos desejados. Entre tais aspectos, podemos destacar:

 

1)      Ser autêntico

Esta propriedade implica uma auto-aceitação e capacidade de se expor sem inibições, permitindo que o entrevistador conheça pessoalmente o candidato a emprego, principalmente no que concerne às suas competências.

 

2)      Relacionar as informações pessoais às exigências do trabalho a que se candidata

Embora o decurso da entrevista siga contornos pessoais, é crucial que o entrevistado seja atento no sentido de relacionar a informação que partilha com as exigências do trabalho a que se candidata. É também neste domínio que se enquadram as experiências pessoais e profissionais do candidato.

 

3)      Agir, falar e vestir profissionalmente

Considerando que a opinião que formamos sobre as pessoas é definida a 55% - pelos aspectos visuais, 38% - pela maneira de falar e 7% - pelo conteúdo da fala, numa entrevista de emprego é necessário que o candidato se apresente e se expresse de forma adequada para gerar uma boa impressão por parte do entrevistador.

 

4)      Demonstrar qualidades que sejam do interesse do empregador:

a) Boas habilidades comunicativas;

b) Ter informações significativas sobre organização a que se quer filiar;

c) Ter competências básicas de informática;

d) capacidade de se adaptar em diferentes contextos; e) capacidade de liderança.

 

Actividade:

1. Após a descrição das diversas estratégias de expressão numa entrevista de emprego, explique até que ponto as habilidades indicadas em 4) – de a) a e) – podem ser vantajosas para um candidato a uma vaga de técnico agrário numa organização da mesma área.

2. Que relação existe entre as estratégias de comunicação numa entrevista de emprego com a comunicação assertiva que estudaste no módulo HG013001?

 

Módulo: HG013002

Exercício de aplicação II

Lição 2: Qualidades de um bom funcionário

Com o dinamismo evidente da organização social no seu todo, observa-se que o contexto laboral, por consequência, exige um nível de preparo tanto para quem pretende ingressar no mercado de emprego assim como para os que já o integram. Por via disto, postula-se algumas qualidades que um funcionário deve procurar aperfeiçoar:

1)      Boas habilidades comunicativas

2)      Proactividade

3)      Pontualidade e Assiduidade

4)      Comprometimento com as tarefas

5)      Dinamismo

6)      Organização

 

Actividade:

1)      Diga em que consiste cada qualidade que um funcionário deve agregar. 

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