Estratégias de expressão numa entrevista de emprego
Lição 1: Estratégias de expressão
numa entrevista de emprego
Comunicar-se eficazmente durante uma
entrevista de emprego é uma componente muito preponderante para quem se candidata
a uma determinada função numa organização, sobretudo pelo facto de ser um
momento em que se avalia a personalidade da pessoa, as habilidades e as
competências.
Neste contexto, é preciso considerar alguns
aspectos para que a entrevista surta efeitos desejados. Entre tais aspectos, podemos
destacar:
1)
Ser autêntico
Esta propriedade implica uma auto-aceitação e
capacidade de se expor sem inibições, permitindo que o entrevistador conheça
pessoalmente o candidato a emprego, principalmente no que concerne às suas
competências.
2)
Relacionar as informações pessoais às exigências
do trabalho a que se candidata
Embora o decurso da entrevista siga contornos
pessoais, é crucial que o entrevistado seja atento no sentido de relacionar a
informação que partilha com as exigências do trabalho a que se candidata. É
também neste domínio que se enquadram as experiências pessoais e profissionais
do candidato.
3)
Agir, falar e vestir profissionalmente
Considerando que a opinião que formamos sobre
as pessoas é definida a 55% - pelos aspectos visuais, 38% - pela maneira de falar e 7% - pelo conteúdo da
fala, numa entrevista de emprego é necessário que o candidato se apresente e se
expresse de forma adequada para gerar uma boa impressão por parte do
entrevistador.
4)
Demonstrar qualidades que sejam do interesse do
empregador:
a) Boas habilidades comunicativas;
b) Ter informações significativas sobre organização a que
se quer filiar;
c) Ter competências básicas de informática;
d) capacidade de se adaptar em diferentes contextos; e) capacidade
de liderança.
Actividade:
1. Após a descrição das diversas estratégias de expressão
numa entrevista de emprego, explique até que ponto as habilidades indicadas em
4) – de a) a e) – podem ser vantajosas para um candidato a uma vaga de técnico
agrário numa organização da mesma área.
2. Que relação existe entre as estratégias de comunicação
numa entrevista de emprego com a comunicação assertiva que estudaste no módulo
HG013001?
Módulo:
HG013002
Exercício
de aplicação II
Lição 2: Qualidades de um bom
funcionário
Com o dinamismo evidente da organização social no seu todo, observa-se que
o contexto laboral, por consequência, exige um nível de preparo tanto para quem
pretende ingressar no mercado de emprego assim como para os que já o integram.
Por via disto, postula-se algumas qualidades que um funcionário deve procurar
aperfeiçoar:
1)
Boas habilidades comunicativas
2)
Proactividade
3)
Pontualidade e Assiduidade
4)
Comprometimento com as tarefas
5)
Dinamismo
6)
Organização
Actividade:
1)
Diga
em que consiste cada qualidade que um funcionário deve agregar.
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